ATA DA VIGÉSIMA SESSÃO SOLENE DA QUINTA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA NONA LEGISLATURA, EM 25.06.1987.

 


Aos vinte e cinco dias do mês de junho o ano de mil novecentos e oitenta e sete, reuniu-se, na Sala de Sessões do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre, em sua Vigésima Sessão Solene da Quinta Sessão Legislativa Ordinária da Nona Legislatura, destinada a homenagear a passagem dos quinze anos de fundação da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário, Agademi. Às dezesseis horas e dezessete minutos, constatada a existência de “quorum”, a Srª. Presidente declarou aberto os trabalhos e convidou os Líderes de Bancada a conduzirem ao Plenário as autoridades e personalidades presentes. Compuseram a Mesa: Verª. Gladis Mantelli, 1ª Secretária da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidindo os trabalhos da presente Sessão; Sr. Aroni Becker, Presidente da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário, Agademi; Dr. Alfredo Mello, Presidente do Conselho Diretor, representando a Federação das Associações das Administradoras de Imóveis e Condomínios, Fenadi, em nome do Presidente da Federação, Dr. Hubert Gebara; Sr. Juiz Valcio Duarte Peixoto, representante da Ajuris; Major Trevisan, representando o Cel. PM Jerônimo Braga; Sr. Luiz Felipe Lima de Magalhães, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB; Ver. Rafael Santos, proponente da Sessão e, na ocasião, Secretário “ad hoc”. A seguir, a Srª. Presidente concedeu a palavra aos Vereadores que falariam em nome da Casa. O Ver. Rafael Santos, em nome das Bancadas do PDS, PDT, PFL e PL, comentou a origem da Agademi, dizendo ser ela pioneira do ramo no Brasil. Discorreu sobre os grandes serviços prestados por esta Entidade no setor imobiliário, dizendo que há quinze anos ela vem se aprimorando no treinamento de seus funcionários para melhorar o atendimento em nosso Estado. E a Verª. Gladis Mantelli, em nome da Bancada do PMDB, disse de sua satisfação em particular da presente homenagem. Comentou o trabalho realizado pela Agademi, declarando que esta entidade tem se destacado no sentido de bem servir aos interesses da população no ramo imobiliário. A seguir, a Srª. Presidente concedeu a palavra ao Sr. Aroni Becker, Presidente da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário, que agradeceu a homenagem prestada pela Casa. Em continuidade, a Srª. Presidente leu correspondência recebida pela Casa, relativa ao evento, fez pronunciamento alusivo à solenidade, convidou as autoridades e personalidades presentes a passarem à Sala da Presidência, convocou os Senhores Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, e levantou os trabalhos às dezesseis horas quarenta minutos. Os trabalhos foram presididos pela Verª. Gladis Mantelli e secretariados pelo Ver. Rafael Santos, Secretário “ad hoc”. Do que eu, Rafael Santos, Secretário “ad hoc”, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após lida e aprovada, será assinada pelos Senhores Presidente e 1ª Secretária.

 

 


A SRA. PRESIDENTE (Gladis Mantelli): Com a palavra, pelas Bancadas do PDS, PDT, PFL, PL e como proponente da Sessão, o Ver. Rafael Santos.

O SR. RAFAEL SANTOS: Sra. Presidente, Srs. Vereadores e Srs. convidados: estamos reunidos, nesta Sessão Solene, para comemorar a passagem do 15° aniversário da fundação da Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário - AGADEMI. 15 anos se passaram. Nestes 15 anos, a AGADEMI passou de uma Associação desconhecida, para uma das maiores e mais reconhecidas Associações existentes no País, no que se refere ao mercado imobiliário.

Através de um trabalho sério, permanente e que, por sua utilidade pública, foi sendo reconhecida por toda a comunidade gaúcha e brasileira, a AGADEMI ganhou o seu preço, recebendo por isto o apoio de todos quanto tem, ao longo deste tempo precisado de seus serviços.

Há 15 anos atrás, 16 empresários, empreendedores e conscientes da importância da união da categoria para forjar e conquistar o respeito e o reconhecimento às atividades e aos serviços prestados por suas empresas, fundaram a AGADEMI, em 1° de Junho de 1972, em Assembléia Geral realizada no Salão Nobre da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

A entidade, pioneira no Brasil, congrega todos os setores do mercado imobiliário, compra e venda, locação e administração de imóveis e condomínios.

Esta entidade, que começou pequena, mas imbuída dos melhores propósitos, possuem, hoje, em todo o Estado, contatos com cerca de dois milhões de pessoas, correspondentes os quase quinhentos mil imóveis administrados, em locações e condomínios.

Da primeira Diretoria, formada por Natan Sandler, Alfredo E. Mello, Washington Viana Moreira, Cláudio Heitor Vieira Gomes, Gilberto Sclowsky e Affonso Robles Filho (já falecido), até a atual Diretoria, composta por Aroni Becker, Cleber Vargas Cavalheiro, Luiz Sérgio Pereira, Gaspar Fiorini, Cláudio Walter Mattos Ferreira da Silva e Maximiliano Weissheimer, 15 anos se passaram de um trabalho profícuo em que sobretudo foi buscada, de forma incessante, uma unidade de procedimentos e critérios éticos no desenvolvimento das atividades empresariais.

No intuito de bem atender os seus clientes, locadores/locatários, síndicos/condôminos, vendedores/compradores, as empresas componentes a AGADEMI vêm diuturnamente aprimorando-se, em nível de técnicos cada vez mais especializados, equipamentos e, principalmente, o treinamento e atualização de conhecimento de seus funcionários. Estes são fatores fundamentais que as fazem conhecedoras profundas da evolução mercadológica do setor e as capacitam a estabelecerem critérios adequados para que as negociações fluam com o menor atrito possível.

Por todas estas razões e, principalmente pelo orgulho que temos todos os porto-alegrenses de sediar ema Associação que tão grandes serviços tem prestados ao nosso município, nosso Estado e ao nosso país, queremos aqui expressar as nossas melhores homenagens. Obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE (Rafael Santos): Com a palavra, a Verª. Gladis Mantelli, pela Bancada do PMDB.

 

A SRA. GLADIS MANTELLI: Sr. Presidente, Sr. Vereadores e Srs. convidados: é com satisfação que, em nome do meu partido, o PMDB, associo-me as homenagens que esta Casa presta hoje a Associação Gaúcha de Empresas do Mercado Imobiliário - AGADEMI. Completa a AGADEMI neste mês de junho, 15 anos de fundação, 15 anos congregando e unindo sua categoria e ao mesmo tempo conquistando um merecido espaço através do seu trabalho e dos seus serviços que presta à comunidade.

Sabemos que a área de atuação da AGADEMI é muitas vezes cheia de conflitos, pois estamos ainda muito distante de uma relação de equilíbrio entre os interesses de inquilinos e proprietários. Como intermediários da habitação vêem-se envolvidos em toda a problemática existente nesta área, devido as distorções existentes na política habitacional, em nosso País. Procurando estabelecer um canal de informação e orientação técnica tanto os seus associados como à comunidade em geral, que utiliza seus serviços, a AGADEMI é uma entidade que tem se destacado, principalmente por pautar sua ação no sentido e contribuir para o desenvolvimento o País.

O conjunto de atividades exercidas pelos profissionais e empresas imobiliárias, fundamentadas na Legislação que as embasam, funcionam muitas vezes, como reguladoras do mercado, e procuram estabelecer um clima de maior segurança entre as partes interessadas. Neste sentido observamos que é de suma importância o trabalho desenvolvido pela entidade que hora homenageamos. Grande, também, é sua parcela de responsabilidade: como mediadora, deve desenvolver um trabalho voltado para o diálogo, a troca de informações e experiências com todos os segmentos da sociedade que com ela se relacionam. Pela credibilidade granjeada ao longo destes 15 anos de existência, podemos dizer que a AGADEMI conquistou um grau de relacionamento altamente positivo graças aos seus propósitos e a seus princípios que consistem, basicamente, em desenvolver um trabalho com honestidade e justiça.

Sr. Presidente, Srs. Vereadores, caros homenageados: não é a nossa intenção, neste momento, analisar e descrever com maior profundidade todas as atividades desenvolvidas pela Associação a qual prestamos esta homenagem. Nosso propósito é o de ressaltar sua importância dentro do panorama econômico e social bem como seu grande potencial capaz de contribuir para o bem-comum e a paz social. No momento em que acompanhamos com ansiedade os trabalhos da Constituinte, é de ressaltar que esperamos uma nova Legislação que ordene a política habitacional em nosso país e que possibilite, tantos aos que atuam neste mercado, como a todos os cidadãos, maior tranqüilidade e garantia de seus direitos.

Ao finalizar, cumprimentamos mais uma vez a Empresa homenageada, desejando que continue, na sua trajetória, a cumprir com os objetivos a que se propõe, que se traduzem em bem servir a seus associados e à comunidade em geral. Muito obrigada.

(Não revisto pela oradora.)

 

A SRA. PRESIDENTE: Concedemos a palavra ao Sr. Aroni Becker, Presidente da AGADEMI.

 

O SR. ARONI BECKER: Sra. Presidente, Srs. Vereadores e Srs. Presentes, a solenidade de que hoje participamos reveste-se de júbilo para nós da AGADEMI e significa o reconhecimento e a homenagem desta Casa, dos Senhores Vereadores e da comunidade que representam, aos serviços e a filosofia da entidade.

Nesses quinze anos, a atuação da AGADEMI foi pautada na defesa dos interesses dos seus associados, do mercado imobiliário e da habitação, necessidade prioritária e tão mal atendida, não só nesta capital, mas em todo o País.

Buscamos, incessantemente, o equilíbrio entre os interesses, tão divergentes, às vezes, entre os partícipes do segmento de mercado que atendemos. Somos os mediadores da habitação, aproximamos oferta e procura, e nossas associadas, trabalhando diuturnamente, por melhores condições de atender à demanda e às necessidades de seu público alvo, superam-se para contornar as inúmeras dificuldades que se lhes apresentam no dia-a-dia da atividade.

Através da orientação criteriosa e consciente da AGADEMI elas vêm desenvolvendo seu trabalho, zelando pelo bom nome e conceito dos administradores de imóveis. O alto senso de responsabilidade dos empresários do mercado imobiliário, a contínua evolução e aprimoramento dos serviços prestados, granjearam o reconhecimento e a confiabilidade pública.

E a AGADEMI é a síntese desse dia-a-dia.

A semente lançada, em 1° de junho de 1972, pelos 16 empresários de então, germinou frondosa e hoje, somos quase duzentas empresas, na Capital e no interior do Estado. O pioneirismo da AGADEMI, abrangendo todos os setores do mercado imobiliário, como primeira Associação da classe, sempre foi um desafio para nós todos.

O desbravar caminhos, tomar posições e defender, intransigentemente, o ideário de seus fundadores, tornou nossa entidade parâmetro par tantas outras associações que, ao longo desses quinze anos, foram criadas no Brasil.

A representatividade da AGADEMI de há muito ultrapassou os limites geográficos do Rio Grande do Sul, graças ao esforço, dedicação e desprendimento dos que a dirigiram.

Nesse momento, é nosso dever destacar os companheiros Natan Sandler, Alfredo E. Mello, Avelino Miranda Viana e suas diretorias que oportunizaram que, nesta data, reconhecido o trabalho que desenvolveram, sejamos homenageados pelos representantes do povo de Porto Alegre.

Ao agradecer a honrosa homenagem de todos os senhores, em especial ao companheiro Vereador Rafael Santos, registro o agradecimento a todos quantos nos prestigiaram com suas presenças nesta solenidade.

Esta Sessão Solene é dirigida a cada um de nossos associados. A homenagem pertence às nossas empresas, pois é através do seu trabalho e do seu esforço em superar dificuldades, que construímos uma associação forte e representativa.

À Câmara Municipal de Porto Alegre agradecemos a acolhida que tivemos e registre-se a disponibilidade de seus pares em manter sempre aberto o diálogo com nossos empresários, na procura de soluções ou de se minimizar situações, de forma a atender interesses da comunidade.

A AGADEMI, sua diretoria, conselho diretor e associadas, permanecem inteiramente à disposição dos senhores Vereadores para construirmos juntos uma cidade melhor para todos. Obrigado.

 

(Não revisto pelo orador.)

 

A SRA. PRESIDENTE: Gostaria, antes de dirigir algumas palavras, comunicar a chegada de alguns telegramas recebidos e que passarei às mãos do Presidente da AGADEMI: do Senador José Paulo Bisol; do Governador do Estado, Sr. Pedro Simon; do Deputado Federal Mendes Ribeiro; do Diretor da Faculdade de Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica e do Presidente da ASBRAT. A Casa o Povo tem por hábito, na medida em que somos seus representantes, de prestar homenagens a entidades, associações e a pessoas que fazem ou que realizam algum trabalho em prol desta Cidade e desta coletividade. Evidentemente, que esta Casa não poderia ficar omissa, quando a AGADEMI completa quinze anos de existência de serviços prestados a esta comunidade. Em boa hora o Ver. Rafael Santos lembrou a esta Casa desta passagem, porque cada um de nós procura, através de seus contatos mais próximos ou menos próximos, lembrar esses eventos significativos, para que a Câmara possa, mesmo que singelamente, homenagear e prestar sua homenagem a estas pessoas e a esses grupos sociais. No caso, a homenagem que hoje se presta é a uma Associação que está fazendo um trabalho em prol da coletividade, um trabalho que é um trabalho com conflitos e à medida que a política habitacional deste País ainda é extremamente confusa, desordenada, temos falta de acomodação para a população tanto no Rio Grande do Sul como no Brasil. O trabalho que a AGADEMI desenvolve neste sentido é relevante e deve ser homenageado por esta Casa que procura ser a representante do povo de Porto Alegre. Por esta razão sentimo-nos honrados por poder, de alguma forma, participar das comemorações dos 15 anos que, neste mês, a AGADEMI completa, de eficientes trabalhos. Alguns de nós acompanhamos de perto o trabalho desenvolvido pela AGADEMI e sentimo-nos honrados em poder prestar esta homenagem.

Nada mais havendo a tratar, encerro os trabalhos, convocando os Srs. Vereadores para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental.

 

(Levanta-se a Sessão às 16h40min.)

 

* * * * *